segunda-feira, 13 de outubro de 2008

10 coisas que muito pouca gente sabe sobre animais

1. Por que ninguém cavalga em zebras?


Esses animais são incorrigíveis. O homem não consegue treiná-los. Imprevisíveis e perigosas, as zebras chutam e mordem quando são refreadas ou encarceradas. Existem exceções, claro, mas estas não são muito confiáveis.

2. Para que servem os bigodes dos animais?


Os bigodes dos bichos funcionam como um órgão sensorial. Esses pêlos longos captam as características do ambiente em que os animais estão. Por exemplo: no escuro, os bigodes se voltam para a frente, os nervos capturam as informações sobre temperatura e as levam para o cérebro. Se captam calor, pode ser que haja outros animais por perto.

3. Por que o galo canta ao amanhecer?


Quando nasce o dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O canto tem a função de assustar eventuais desafiantes e foi a forma que ele encontrou para controlar seu território. O galinheiro tem somente um galo porque se tivesse dois, apenas um sobreviveria à luta pela liderança.

4. Como os pintinhos conseguem sair do ovo?


Os pintinhos, assim como as demais aves, nascem com um dentinho especial para quebrar o ovo. Depois que fazem o serviço, que demora cerca de dois dias, perdem o dentinho.

5. Algum animal entende a língua dos homens?


De acordo com o zootecnista Alexandre Rossi, muitos animais entendem palavras pronunciadas por nós. Ele enfatiza que, de acordo com testes realizados, os que se mostraram cientificamente mais aptos foram os bonobos (um macaco parecido com chimpanzé), os chimpanzés e os papagaios.

6. Por que é que as aves não caem quando dormem?


Habitualmente, as aves vivem muito tempo empoleiradas nos ramos das árvores. Ao contrário de nós, que nos deitamos quando precisamos de dormir, a maioria das aves mantém-se num poleiro quando adormece. Para não caírem usam dois pequenos truques...
Em primeiro lugar, seguram-se muito bem ao tronco com as patas enroladas nele. Em segundo lugar, têm um sentido de equilíbrio que nasce com elas. Mesmo quando adormecem, as aves estão sempre a equilibrar-se. E sem terem de pensar em fazer isso: é como respirar, faz-se automaticamente! Adormecem e adoptam uma posição de tal forma equilibrada que o peso do seu corpo fica dividido de forma igual dos dois lados do poleiro.

7. Por que os pássaros não tomam choque quando pousam nos fios?


O choque é a sensação da corrente elétrica que passa de um corpo para outro por meio de um terceiro corpo condutor. Quando um pássaro pousa num fio, os dois ficam com o mesmo potencial elétrico (equilíbrio entre o número de prótons - cargas positivas - e elétrons - cargas negativas). O pássaro tomará choque se ele, pousado no fio, encostar em um outro corpo com potencial elétrico diferente. Nesse caso, ele se tornaria intermediário entre as cargas do fio e de uma árvore, por exemplo.

8. Por que os cães cheiram o rabo dos outros animais?


Na região do ânus dos cães há uma glândula de cheiro que identifica cada animal, como uma espécie de impressão digital para os humanos. Esses odores fornecem muitas informações sobre o bicho. Além disso, antes de serem domesticados, os cães identificavam o líder da matilha pelo cheiro do ânus, pois desta forma sabiam se ele estava comendo freqüentemente – e portanto defecando com freqüência – e se estava ingerindo a melhor parte da caça, que possui um cheiro diferenciado e é de propriedade do líder. Quando um cão quer mostrar autoridade, ele levanta o rabo como se tivesse orgulho do cheiro do seu ânus. Por outro lado, um animal submisso age de forma inversa, escondendo a sua cauda.

9. Por que na Índia a vaca é considerada um animal sagrado?


Um dos motivos é que, para os praticantes do hinduísmo, religião que predomina na Índia, a vaca é considerada um animal perfeito, pois existe desde a época do paraíso, chamado de Satyuga. Há várias lendas contando que Krishna, o príncipe da Satyuga, tinha uma vaca de estimação. Como ela é dócil, também se acredita que o animal seja uma expressão de espiritualidade. Segundo os hinduístas, a vaca representa o último estágio na escala das encarnações. O animal também tem uma grande importância social. Como 80% da população é vegetariana, o leite é muito importante na dieta e está na base da culinária dos hindus.

10. Existe algum animal que não bebe água?


O coala, mamífero marsupial presente na Austrália, é um dos animais que não bebem água. Nos primeiros meses de vida, o filhote, que nasce pouco maior que uma abelha, vive dentro de uma bolsa no abdômen da mãe. Ele se alimenta de leite e de uma secreção liberada pelo ânus materno. Quando o aparelho digestivo
está formado, o coala passa a ingerir folhas, ramos e brotos de eucalipto, chegando a consumir até um quilo de alimento por dia. Esses animais não bebem água porque seus pratos favoritos contêm todo o líquido de que precisam. Outros animais, como a garça, a girafa, o rato e certas espécies de coelhos, também são capazes de retirar dos alimentos toda a água necessária para a sobrevivência.

fonte : buteco da net

Links fora do ar? Click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS os comentários são moderados.