domingo, 12 de outubro de 2008

Curiosidades - Homens não sabem ler as mulheres, aponta estudo.


Muito freqüentemente os homens interpretam os sinais amigáveis como um sorriso sutil de uma garota como um sinal sexual, e um novo estudo descobriu a causa: Os homens não sabem interpretar o rosto feminino.

Mais precisamente, de alguma maneira eles são inconscientes das sutilezas emocionais das dicas não-verbais, de acordo com um novo estudo com estudantes universitários.

“Homens jovens acham difícil perceber a diferença entre uma mulher que está sendo amigável de uma mulher que está interessada em algo mais”, disse a pesquisadora Coreen Farris, da Universidade de Indiana, nos EUA.

Esse fenômeno faz com que 70% das estudantes universitárias relatem uma experiência na qual um homem interpretou mal sua amistosidade como um chamariz sexual, disse Coreen.



Alguns podem pensar que os resultados mostram os “homens sendo homens”, portando o menor interesse feminino dispara a fantasia sexual. Mas o estudo, que será detalhado na edição de Abril da revista científica Psychological Science, também descobriu que funciona como uma via de mão dupla para eles: eles também interpretam erroneamente dicas sexuais como sinais meramente amistosos. Os pesquisadores sugerem que os homens têm dificuldade em notar e interpretar as sutilezas das dicas não-verbais nas duas direções.

Flertando ou não?

Para resolver a questão, Coreen e seus colegas examinaram a comunicação não-verbal em um grupo de 280 estudantes universitários homens e mulheres com idade média de 20 anos.

Os estudantes olharam imagens de mulheres na tela de um computador e tiveram que classificar cada uma como amigável, interesse sexual, triste ou rejeição. Cada estudante viu 280 imagens que haviam sido organizadas previamente dentro destas categorias por grupos de estudantes completamente diferentes.

Em geral as mulheres classificaram mais imagens corretamente do que os homens. Quando o caso são gestos amistosos os homens tinham mais chance do que as mulheres de interpretar estes sinais como interesse sexual.

O mais surpreendente foi a descoberta dos pesquisadores de que os homens também ficam confusos com os sinais sexuais. Quando as imagens de garotas na tela mostravam sedução, os estudantes homens os interpretavam como sinais amigáveis.

Portanto as mulheres que estão tentando “dar encima” de um homem no trabalho ou na academia pode ter que ser mais “diretas”. Os homens no estudo também tiveram mais dificuldades em distinguir mulheres que expressavam rejeição das que mostravam tristeza.

Programados para o sexo

Os resultados ajudam a definir as causas que definem os erros masculinos em interpretar o flerte. Uma explicação comum para estes resultados de homens interpretando gestos amistosos como “ela me quer”, é baseado no interesse inerente do homem em sexo, o que se pensa ser resultado tanto da sua biologia como de sua educação.

Seguindo esta idéia, homens e mulheres estariam atentos às mesmas dicas sexuais, mas os homens teriam uma capacidade menor de entender o que se qualifica como interesse sexual. Em contraste as mulheres teriam que esperar por evidências mais convincentes antes de rotular algum comportamento masculino como interesse sexual.

No entanto, Coreen e seus colegas não descobriram que seja este o caso. Ao invés de ver o mundo através de seus “óculos sexuais” os homens parecem apenas ter uma visão mais anuviada sobre as coisas em geral. Por exemplo: os estudantes universitários homens muitas vezes interpretaram avanços sexuais como gestos de amizade.

“Eu diria que há muitos fatores que podem estar relacionados a insensibilidade masculina às dicas sutis e não verbais das mulheres”, disse Pamela McAuslan, professora de psicologia da Universidade de Michigan-Dearborn, nos EUA, que não estava envolvida no estudo. Estes fatores incluiriam socialização, papeis de cada sexo e estereótipos sexuais, ela disse.

Por exemplo, “as mulheres supostamente seriam melhores comunicadoras em respeito à relações e outros... homens supostamente são menos preocupados com comunicação e estão constantemente em alerta para oportunidades sexuais”, Disse Pamela. “Isso pode significar que os homens em geral podem ser menos sensíveis a comportamentos sutis não-verbais do que as mulheres.”

Isso não significa que os homens não podem aprender a ler os sinais ou que todos os homens são péssimos decodificadores dos gestos femininos.

“Estas são diferenças medianas. Alguns homens são bastante hábeis em ler sinais de afeição”, disse Coreen ao site LiveScience.com, “e algumas mulheres acham essa tarefa difícil”.


Links fora do ar? Click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS os comentários são moderados.