terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Identifique os tipos de trolls e malas em geral das redes sociais


Todo mundo conhece pelo menos um troll. O termo serve para designar seres mitológicos da internet que, violentos, habitam os fóruns e comentários de blogs.  Pessoas inconvenientes, que gostam mesmo é de ver o circo pegar fogo, ou apenas sem noção, elas proliferam como fungo também nas redes sociais. Eles podem parecer só amigáveis, mas não se engane. São trolls! Quando o Orkut explodiu, e com ele a moda de ter mais amigos do que os outros, um monte de usuários acabou criando perfis extras para abrigar a leva de contatos virtuais. Teve quem se encheu logo de cara, adotando a mensagem “só add quem eu conheço”. Eu não fiz nem um, nem outro. Mas decidi ser mais seletiva em quem eu aceito no Facebook, no MySpace ou no Twitter. Don Reisinger, que é um colunista independente sobre vida digital (e que também pode ser lido nos blogs da Cnet), definiu os cinco tipinhos mais básicos de trolls das redes sociais. São eles:
O velho (quase) desconhecido - Aquele carinha com quem você estudou no terceiro ano do primário (oops, do Ensino Fundamental) e depois nunca mais viu. Não só pede para ser seu amigo como ainda deixa um depoimento contando alguma coisa que vocês viveram naquela época, mesmo que você não faça idéia do que ele esteja falando. Aceita, seu anti-social! Que mal faz mostrar que você se lembra do seu antigo coleguinha?
O viciado em novas redes - Ele já é seu amigo no Messenger, no Orkut, no MySpace, etc. etc. Basta surgir uma nova rede para o fulano correr, se inscrever... e começar a disparar convites para todo mundo se unir a ele! Se não for a sua onda, simplesmente ignore.
O amigo de bar - Ele é amigo do seu amigo. Vocês se conheceram naquela balada de sexta, lembra? No sábado, você entra na sua rede social favorita para dar um alô para alguém ou simplesmente atualizar seu status e lá está um pedido do cara pedindo para você confirmá-lo. Mais uma vez, não seja anti-social. Você não precisa colocá-lo na lista de melhores amigos ou de bons amigos, mas também não quer que seu amigo de verdade (aquele que os apresentou) venha te contar que o outro ficou chateado, né?
O estranho - Esse é um tipinho fácil, também. Aquele que você nunca viu mais gordo e pede para você adicioná-lo. Pode ter estudado na mesma escola que você ou ter te achado na lista de outro amigo. Isso te coloca em uma situação estranha. E se você já conheceu essa pessoa, mas não se lembra? E se for aquele cara cujo contato você deveria ter se quiser novas oportunidades profissionais? Bom, por via das dúvidas, antes de simplesmente ignorar o convite, dê uma pensada, uma pesquisada. Dá um trabalhinho, mas não custa.
O fantasma - Esse não importuna os outros, mas também não interage. É aquele que aceita entrar na comunidade, adiciona meia dúzia de gatos pingados, não coloca nem foto e some. Você manda recado, a pessoa não responde. Você manda e-mail, nada. Entrou pra quê então? É frustrante.
Tomei a liberdade de adicionar outros tipos:
O carente - Você mal conhece, mas te manda scraps de bom final de semana e outras mensagens melosas, ou então compartilha seus álbuns pessoais com você com fotos de outras pessoas que você não faz idéia de quem sejam. Tem também aqueles que saem adicionando todos os amigos dos amigos, sem distinção.
O pseudo-pegador - Está é a fim de arranjar alguém. Qualquer alguém. Usa o sistema de busca por características físicas sem dó nem piedade. Aparece no seu Orkut com alguma cantada barata ou envia fotos de gosto altamente duvidoso que supostamente deveriam ser sensuais. Mais uma vez, se não for sua praia, ignore. Ou bloqueie a pessoa. Mas só a denuncie para os administradores do serviço se você for menor de idade.
O oportunista - Esse é aquele que entra nas comunidades com a finalidade de fazer negócios. Divulgar seu negócio. Divulgar seu produto. Resumindo: o cara só manda spam. Ignore ou bloqueie. Se for seu amigo de verdade, dê um toque: só vale fazer propaganda se a pessoa do outro lado se mostrar interessada, ok?
E é melhor parar por aqui, porque essa lista pode não ter fim. ;)


Links fora do ar? Click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS os comentários são moderados.