quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

10 Incríveis bizarrices da natureza

De plantas que se movem visivelmente a olho nu até insetos que se utilizam de armas aquímicas que desafiam a evolução, saiba de dez incríveis fatos sobre algumas das maiores bizarrices da natureza.
Camundongo multitarefa
camundongo
Fato estranho: Camundongos passam por fendas da largura de um lápis


Os camundongos não precisam entrar em nossas casas através de uma porta aberta, eles conseguem passar por baixo dela. Os pequenos roedores conseguem passar por uma abertura da largura de um lápis (6mm), devido ao seu crânio flexível. Quando eles entram mastigam qualquer coisa inclusive cabos elétricos, concreto, plástico, couro, etc., pois isto evita que seus dentes (que nunca param de crescer) fiquem demasiadamente longos. Recentemente um estudo demonstrou que eles não gostam especialmente de queijo, pois preferem carboidratos à proteína e gordura. Os camundongos também conseguem andar na vertical ou de cabeça para baixo, pular quase meio metro e nadar. Uma vez que um e outro camundongo do grupo morre depois de comer veneno ou em uma ratoeira eles não caem mais na mesma armadilha. Para evitar que eles entrem use um lápis para testar todas as frestas em sua casa.

Olhos retangulares
cabra
Fato estranho: Cabras têm pupilas retangulares
As pupilas redondas são as mais comuns, mas muitos animais possuem pupilas retangulares horizontais. As cabras, por exemplo, tem visão de até 340o. Isso significa que eles podem ver ao seu redor, diferente de nós que vemos a nossa frente. Outra curiosidade: Polvos também têm pupilas retangulares.

Cavalos cegos
cavalo
Fato estranho: Cavalos não podem ver diretamente em frente
Os cavalos têm os maiores olhos de qualquer mamífero terrestre e uma visão extremamente ampla de 350o. Mesmo assim eles têm dois pontos cegos: o primeiro diretamente em frente e outro logo atrás da cabeça. Eles não conseguem ver a cor vermelha e tem visão 20/33 (em comparação com a visão humana 20/20).

Ratos nauseados
rato
Fato estranho: Ratos não conseguem vomitar
Ratos não conseguem regurgitar por causa de uma parede entre as duas cavidades de seu estômago e a inabilidade de controlar o diafragma, necessário para a ação. Ratos e porquinhos da Índia também não regurgitam. Isso torna os ratos mais suscetíveis ao envenenamento (por isso é o método mais popular de controle). Como eles não podem regurgitar eles sempre degustam o alimento para verificar se não se sentirão mal.

Gorilla gorilla gorilla
gorila
Fato estranho: Uma subespécie do gorila ocidental tem o nome científico Gorilla gorilla gorilla
O Gorilla gorilla gorilla é a subespécie de gorila mais comum encontrado pelo mundo, inclusive nos zoológicos. Por alguma razão os gorilas acabaram com alguns dos nomes científicos mais estranhos como o Gorilla gorilla gorilla, Gorilla gorilla diehli, Gorilla beringei beringei ou Gorilla beringei graueri.

Cisne perigoso
cisne
Fato estranho: Cisnes podem quebrar pernas de pessoas
Da próxima vez que estiver dando pão velho para um bando de belos cisnes e decidir fazer um carinho neles, não faça! Cisnes são extremamente protetores dos seus filhotes e usam as suas asas poderosas, de quase 3m de envergadura, para defender-se de cães e até humanos. Em 2001 um jovem irlandês teve a sua perna quebrada por um cisne enquanto o provocava. No ano seguinte uma pessoa teve o braço quebrado.

Aranha frágil
tarântula
Fato estranho: Uma tarântula se despedaça ao ser derrubada
Apesar da picada dolorida as tarântulas são inócuas para os humanos. Algumas delas soltam seus pelos extremamente alergênicos que se aderem ao nosso tecido podendo causar severa irritação na pele ou respiratória. Como os aracnídeos possuem exoesqueleto (esqueleto do lado de fora do corpo) e este é um tanto frágil, se ela cair de uma pequena altura irá se despedaçar e morrer.

Terrível tempero
noz-moscada
Fato estranho: A noz-moscada é venenosa
Apesar de ser um tempero agradável em certos alimentos a noz-moscada é um veneno que pode ser fatal enquanto você sofre uma variedade de terríveis efeitos colaterais. Ingerir apenas dois gramas de noz-moscada dará efeitos similares ao da ingestão de meta-anfetamina, náusea, febre e dor de cabeça. A ingestão de 7,5g poderá causar convulsões e 10g causam alucinações. Comer uma noz-moscada inteira poderá levar à “psicose por noz-moscada” com sentimentos de morte iminente, confusão e agitação. Houve duas fatalidades por noz-moscada registradas; uma em 1908 e outra em 2001.

Vegetais velozes

Fato estranho: Alguns poucos vegetais são capazes de movimentos rápidos, mesmo na ausência de vento.
A planta asiática conhecida como telégrafo (Desmodium motorium, syn. Desmodium gyrans, Codariocalyx motorius) é uma das poucas que possui movimentos bruscos. As folhas giram em seus eixos em períodos de três a cinco minutos e sacodem para cima e para baixo.

Arma química

Fato estranho: O besouro bombardeiro atira um líquido fervente como mecanismo de defesa
O incrível e complexo besouro bombardeiro (Bombardier beetle, em inglês) tem uma habilidade única: atira componentes químicos ferventes em seus inimigos através de seu abdômen. O líquido é uma combinação de peróxido de hidrogênio e hidroquinonas que se misturam no interior do inseto causando uma reação química. O líquido é fatal para pequenos insetos e outras criaturas e pode ser muito doloroso para os humanos. [Listverse, Wikipedia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODOS os comentários são moderados.